Daqui até o dia 21 de dezembro, são cinco meses para começar o verão em boa forma. Esta é uma ótima razão, mas não é a única. Especialistas apontam bons motivos para você dar início ao processo, desde já, em pleno inverno. Portanto, fuja da preguiça e não se descuide! Veja só:
•Época propícia para criar rotina de exercícios
"O verão sobrecarrega. A probabilidade de você conseguir criar um hábito de exercício no inverno é muito maior, apesar do frio. É um bom momento para aumentar sua série, também. Foca no seu objetivo de verão (ganhar musculatura, emagrecer, enrijecer) e comece a estabelecer sua rotina no inverno. Quando chegar naquela estação, já estará adaptado", ensina a nutricionista funcional e esportiva Luciana Harfenist.
Preguiça de malhar no inverno? Veja algumas atividades para adotar na estação
•Exercício substitui fondue e chocolate quente
Quanto mais você se exercitar, mais endorfina você vai produzir. E quanto mais endorfina você produz, menos compulsão por doces, muito comum no inverno, você tem, porque o exercício será como uma barrinha de chocolate. É o mesmo efeito que o doce causa: produz endorfina.
Como todas sabemos, é no inverno que a gente se joga no chocolate quente, naquele foundue e outras gordices da estação. "O exercício vai equilibrar isso", avisa Harfenist.
Confira cinco dicas de beleza para entrar na estação com tudo em cima
•Maior gasto calórico no inverno
"Aproveite as baixas temperaturas para aumentar seu gasto calórico: no frio você pode aumentar em até 30% o seu gasto calórico, o que torna o período excelente para eliminar as gorduras. Com as baixas temperaturas seu corpo gasta mais energia para se manter aquecido, isso acelera o metabolismo favorecendo a eliminação das indesejáveis gordurinhas", ensina a professora de educação física da Academia Contours, Fabianna Queiroz.
•Rendimento extra
"No frio, o nosso corpo demora mais para entrar em exaustão, isso favorece para você melhorar sua performance nos treinos e obter melhores resultados", diz sugere Fabianna Queiroz. Você se exercita por mais tempo e se cansa menos.
•Imunidade reforçada
Estar em forma também significa estar com saúde. E se você não se cuidar no inverno, época do ano em que várias doenças nos acometem, como gripe e crises alérgicas, qualquer projeto vai por água abaixo. A atividade física melhora o metabolismo e manter a prática de exercícios vai fazer a manutenção da sua imunidade para que você chegue no verão inteira e pronta para curtir a estação.
"Manter-se na academia vai te ajudar a evitar aquelas gripes e resfriados típicos do inverno, já que a atividade física regular melhora o metabolismo", argumenta a professora de educação física.
Com GNT