Com que frequência você deve lavar o sutiã? Especialistas respondem

Você já ficou sem lavar o sutiã por mais de um dia de uso? Apesar de comum, a prática pode afetar tanto a saúde de quem usa quanto a durabilidade da peça.

“É todo dia: você usou, tem que lavar. É como toda roupa normal, não tem diferença”, diz Hilka Espírito Santo, membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Mas o que pode acontecer se a peça não for higienizada logo? O Guia de Compras consultou especialistas para esclarecer essa e outras questões, como o momento mais adequado de descartar o sutiã. Leia abaixo.

  

Se eu não lavar o sutiã, o que acontece com...

  • ... a minha pele?

Com o uso, a roupa pode acumular sujeira, suor e outras secreções corporais. "O sutiã se transforma em um abrigo para fungos e bactérias", explica, a marca de lingeries Intimissimi.

Em contato com a pele, isso pode causar alergia ou infecção de pele”, alerta a mastologista Hilka Espírito Santo.

Caso você perceba uma infecção de pele na região dos seios, a médica orienta a procurar um dermatologista, além de um mastologista, para garantir que o problema não seja algo mais grave relacionado à mama.

  • ... o sutiã?

Ao ficar muito tempo sem lavar, a sujeira acumulada pode impregnar no tecido. “A peça fica amarelada, o que dificulta a limpeza e exige uma maior esfregação”, diz a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano.

Segundo Cassiano, isso pode danificar o item, que costuma ser mais frágil do que outras roupas. “Neste sentido, também é recomendado tomar cuidado com o (desodorante) antitranspirante usado, que também pode amarelar a peça”, avisa a especialista.

 

 

Como lavar?

A lingerie é uma roupa mais delicada, que pode vir com detalhes em renda e ornamentos que não se encontram em outras peças.

“Dependendo da forma utilizada para limpeza, o sutiã pode criar bolinhas, se lavado com outras peças”, informa Marinês Cassiano. A recomendação é usar recursos como sacos de proteção para evitar o contato entre as roupas.

A Intimissimi orienta a melhor forma de lavar:

  1. Fechar o sutiã.
  2. Lavar à mão, evitando água quente.
  3. Lavar à máquina usando o ciclo delicado (máx. 30°C) e sacos de proteção. Não centrifugar.
  4. Secar à sombra, pendurando pelo centro da peça.

 

Quando descartar?

O propósito do sutiã é sustentar as mamas. Então, a regra de ouro é: se perder a elasticidade, está na hora de trocar.

“Não tem um tempo certo, vai do conforto e preferência de cada um. Mas o seio precisa estar bem sustentado e você precisa ter a sensação de suspensão”, indica Hilka Espírito Santo. “Não importa o tamanho da mama”, diz.

“A mama tem ligamentos, que dão a sustentação. Com o tempo, por conta da gravidade, o ligamento vai se desgastar e a mama vai ficando pêndula, caída. Se fica muito pêndula, você vai ter desconforto na coluna e na própria mama”, explica a mastologista.

 
 
 
 
 
Por - G1
O que comer antes de treinar — e por que a refeição do dia anterior é mais importante

 Para manter uma rotina saudável, o que comemos desempenha um papel crucial.

Não só porque os alimentos têm o poder de nos fazer ganhar ou perder peso, dormir melhor e mudar nosso humor, mas também porque suas refeições podem ditar o quão bem você vai praticar atividades físicas, incluindo quanta energia você terá para treinar e como seu corpo vai se recuperar depois.

🏋️‍♀️ Para quem pratica alguma modalidade esportiva, o pré-treino, refeição feita logo antes de começar o exercício, pode ser visto como um passo importante para alcançar bons resultados, como emagrecimento ou melhora da performance.

Mas, de acordo com especialistas entrevistadas pela BBC News Brasil, esse pré-treino serve mais para garantir saciedade e manter os níveis de energia.

O que você consome antes do treino não faz ‘grandes milagres’. Essa refeição ou lanche serve, na verdade, só para te manter bem o suficiente para o exercício.
 
— Julia Engel, nutricionista esportiva e host do podcast Em Busca da Performance

Segundo a especialista, o que realmente importa para ter uma boa performance - seja ao levantar pesos, correr ou outros tipos de atividade - é o que você comeu no seu último "pós-treino", a refeição feita depois do treino do dia anterior.

A nutricionista afirma que "o pré-treino se inicia no pós-treino anterior", porque é nesse momento que o corpo repõe o glicogênio, a reserva de glicose (o carboidrato mais básico que nos proporciona energia para atividades).

 
 

O combustível para o treino

A glicose e o glicogênio são carboidratos essenciais para quem precisa de energia para praticar exercícios, mas desempenham papéis diferentes no organismo.

O glicogênio fica armazenado nos músculos (e no fígado, mas essa parcela não será usada somente nos treinos) esperando a hora em que o corpo se move e precisa de um gás extra.

Ao "guardar" a máxima quantidade possível, o corpo consegue um estoque suficiente para usar no treino sem depender da refeição mais recente.

Para que esse armazenamento aconteça, uma refeição especificamente planejada para o pós-treino deve ser consumida em até quatro horas após o exercício.

Engel cita como boa opção de consumo os carboidratos de rápida absorção, preferencialmente uma combinação de glicose e frutose.

"Essa mistura permite uma absorção mais rápida, utilizando transportadores diferentes. Alguns exemplos são: o cereal de milho (rico em glicose) e a batata, que contém bastante amido (glicose) e uma porção de uvas-passas (que contém glicose e frutose)", diz Engel.

A escolha e a quantidade exata dos alimentos, aponta a nutricionista Jamile Tahim, mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), precisa contemplar aspectos como idade, taxa metabólica basal (quantidade de calorias que o corpo precisa para fazer suas funções básicas enquanto está em repouso), peso, a modalidade, o tempo e a intensidade dos exercícios.

Nas horas seguintes ao treino, o consumo de proteína - seja através de alimentos ou suplementos - também é crucial para promover a síntese muscular, acelerando a recuperação e o crescimento dos músculos.

Já o consumo de fibras, como grãos integrais, vegetais e folhas verdes, explica Julia Engel, podem atrapalhar a absorção rápida dos carboidratos, e por isso, deve ser feito pelo menos duas horas após esse consumo de glicose e frutose.

 Mas ter uma boa reserva fisiológica para a prática de exercício físico não significa que você não deve comer pouco antes de treinar ou que a refeição feita algumas horas antes pode ser composta por qualquer alimento.

 

O que comer logo antes do treino

O pré-treino "imediato", que deve ser consumido entre 3 horas até 15 minutos antes do treino, a depender da quantidade de alimentos e necessidades individuais, tem como objetivo evitar a sensação de fome e manter a glicemia, o nível de glicose no sangue.

A glicose consumida por meio dos alimentos é levada pelo sangue até as células musculares. Lá, ela se transforma em ATP, que é a principal fonte de energia do corpo.

 O ideal, segundo especialistas, é que a orientação seja sempre individualizada, levando em conta as características de cada pessoa, seus gostos e o nível de prática de atividade física.

Mas, de forma geral, a nutricionista Jamile Tahim recomenda que a última refeição antes do exercício contenha baixas quantidades de fibras e gorduras, uma quantidade adequada de proteínas e uma concentração maior de carboidratos.

Isso porque o consumo de gorduras, fibras e proteínas aumentam o tempo de esvaziamento do sistema gástrico, o que consequentemente atrasa o processo de eliminação das fezes, e isso pode prejudicar a performance no exercício, explica Tahim.

Já o consumo de fontes de carboidrato deve ser priorizado, porque as fontes desse macronutriente passam por um processo de digestão mais rápido e também são a principal fonte de energia para nosso organismo.

As nutricionistas consultadas pela reportagem explicam que, se o treino for no início da manhã, é necessário pensar em algo que mantenha a pessoa com energia.

Nesse caso, é aconselhável optar por alimentos de rápida digestão para manter a glicemia.

 

Por outro lado, se o treino for à tarde ou à noite e a pessoa já tiver ingerido diferentes alimentos nutritivos ao longo do dia, a abordagem pode ser diferente, e vai depender de cada caso.

A nutricionista Jamile Tahim descreve alguns exemplos:

Treinos de manhã

  • Iogurte natural com frutas e um fio de mel
  • Salada de frutas com granola
  • Suco de laranja com beterraba e gengibre
  • Suco de uva integral
  • Tâmaras
  • Banana

 

Treinos à tarde

  • Sanduíche com queijo magro, ovo, frango ou atum
  • Banana assada com fatia de queijo magro e canela a gosto
  • Vitamina de frutas
  • Açaí
  • Doce de leite

 

Treinos à noite

  • Omelete com farinha de aveia e frango ou carne
  • Vitamina de frutas
  • Batata-doce ou batata-inglesa com frango
  • Tapioca com ovo

 

Para treinos intensos de longa duração, como corridas ou pedaladas que superam uma hora, Engel aponta ser necessário ingerir carboidrato durante a atividade, o que geralmente é feito por meio de géis, mas também pelo consumo de alimentos.

 "Em sessões de até duas horas, a ingestão de 30 a 60g de carboidratos por hora pode ser suficiente", diz a nutricionista.

Em treinos acima de três horas, feitos por atletas de alta performance, pode ser necessário aumentar para aproximadamente 90g de carboidratos por hora, segundo Engel.

"É fundamental treinar o corpo para absorver essas quantidades, pois a adaptação é necessária para garantir uma absorção eficaz."

Frutas secas, como uvas-passas, são opções de alimento ricos em açúcares naturais (frutose, glicose e sacarose) e de fácil armazenamento — Foto: Getty Images/BBC

Frutas secas, como uvas-passas, são opções de alimento ricos em açúcares naturais (frutose, glicose e sacarose) e de fácil armazenamento — Foto: Getty Images/BBC

 

Não treine com fome

Uma pessoa pode exercitar-se sem comer antes, mas apenas se não estiver com fome, explicam as especialistas.

 "Uma boa forma de ilustrar é o hábito de praticar exercícios em jejum: se a pessoa acorda sem fome, tendo feito um bom estoque no dia anterior, pode se exercitar", diz Engel.

"Mas, se estiver com fome, não é ideal, porque isso gera estresse desnecessário para o corpo."

O importante é prestar atenção nos sinais que o corpo está dando.

Evitar comer antes do treino ou consumir porções pequenas demais, o que pode fazer alguém sentir fome durante o exercício, pode prejudicar não só o desempenho esportivo, mas também a saúde.

 
Algumas pessoas começam a atividade física com fome, acreditando erroneamente que a sensação desaparecerá durante o exercício.
 
— Jamile Tahim, nutricionista
 

Exercitar-se com fome pode fazer com que a pessoa fique fatigada de forma mais rápida devido à baixa disponibilidade de glicogênio.

Os sintomas em si também podem prejudicar o treino: sem "combustível" suficiente, tontura, fraqueza e desconfortos gastrointestinais como enjoo e náuseas podem surgir.

Além disso, a falta de combustível pode levar à perda de massa muscular, uma vez que o corpo pode começar a buscar energia no tecido muscular.

 

 

 

 

 

Por - BBC News

Como atrair dinheiro usando estas dicas para as janelas, segundo o Feng Shui

No Feng Shui, as janelas são mais do que apenas aberturas nas paredes, a fim de permitir a entrada de luz e ar. Segundo a prática chinesa, elas possuem um significado profundo: são pontos de ligação entre o interior e o exterior, canalizando a energia para o local.

Dito isso, é importante ressaltar que usar o Feng Shui em suas janelas vai ainda além, podendo aumentar a atração do dinheiro e bem-estar financeiro. A seguir, estes truques irão te ajudar com as economias e compreender o significado por trás dessas estruturas arquitetônicas. Confira abaixo:

 

Limpeza

 

Apartamento RF, do estúdio SuperLimão — Foto: Maíra Acayaba
Apartamento RF, do estúdio SuperLimão — Foto: Maíra Acayaba

O primeiro passo para atrair dinheiro com as suas janelas é garantir que elas estejam limpas e transparentes. Poeira e sujeira acumuladas podem bloquear o fluxo de energia positiva, dificultando a chegada de novas oportunidades financeiras. Além disso, mantê-las livres de obstáculos físicos, como móveis ou objetos decorativos muito próximos, permite que a energia flua livremente pela casa, promovendo sensação de expansão que favorece a manifestação de riqueza.

 

Cortinas e persianas

 
Projeto do Studio Prineas, na Austrália — Foto: Gavin Green
Projeto do Studio Prineas, na Austrália — Foto: Gavin Green
 

Cortinas e persianas não têm apenas função decorativa, podem também influenciar o fluxo de energia. Segundo o Feng Shui, é importante escolher esses itens em cores e materiais que harmonizem com o ambiente e permitam controlar a quantidade de luz natural que entra no espaço. Por exemplo, em áreas onde você deseja incentivar a prosperidade, é possível usar cortinas em cores vivas, como verde ou roxo, que simbolizam vitalidade e riqueza.

 

Plantas

 

Projeto do escritório Arkitito — Foto: Ricardo Faiani
Projeto do escritório Arkitito — Foto: Ricardo Faiani

As plantas são poderosas ativadoras de energia no Feng Shui e podem ser aliadas valiosas na busca pelo dinheiro. Colocar plantas perto das janelas não só ajuda a purificar o ar e a criar um ambiente mais saudável, mas estimula também a circulação de energia positiva na casa. Recomenda-se escolher plantas com folhas arredondadas e grandiosas, como o bambu ou a planta-do-dinheiro, que simbolizam prosperidade e crescimento constante.

 

Elementos de água

 

Projeto de Adriano Mascarenhas, a casa da apresentadora Astrid Fontenelle, em Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé — Foto: Ruy Teixeira
Projeto de Adriano Mascarenhas, a casa da apresentadora Astrid Fontenelle, em Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé — Foto: Ruy Teixeira

A água é um símbolo de riqueza e fluidez, portanto, incorporar elementos aquíferos perto das janelas pode atrair dinheiro. É possível colocar fontes ou lagos ornamentais próximos às estruturas para ativar a energia da prosperidade - até mesmo vasos com flores frescas. Além disso, certifique-se de que a água esteja limpa e flua suavemente, evitando estagnações que podem dificultar o fluxo de energia positiva.

 

Orientação

 

Projeto dos arquitetos André Di Gregorio e Rodrigo Maçonilio, do Estúdio BRA — Foto: Maíra Acayaba
Projeto dos arquitetos André Di Gregorio e Rodrigo Maçonilio, do Estúdio BRA — Foto: Maíra Acayaba

A orientação em relação aos pontos cardeais também é um fator importante. As janelas viradas para o norte recebem a energia do nascer do sol, que é revitalizante e estimulante, enquanto as janelas viradas para o sul recebem normalmente mais luz solar ao longo do dia, o que pode aumentar a vitalidade e a atividade econômica. É importante levar em consideração a orientação delas ao planejar a distribuição dos espaços da casa e aproveitar ao máximo a energia disponível.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Cada e Jardim

Três dias após ser solto, Daniel Alves se apresenta pela primeira vez ao tribunal e é insultado na saída

Três dias após ser solto, Daniel Alves se apresentou pela primeira vez ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, em Barcelona, na manhã desta quinta-feira (28). O ex-jogador estava acompanhado de sua advogada Ines Guardiola.

Daniel Alves foi solto na segunda-feira (25), depois de quase 15 meses preso e de pagar uma fiança de 1 milhão de euros. Condenado por ter estuprado uma mulher em uma boate na Espanha, o ex-jogador deixou a prisão respaldado por uma autorização de liberdade provisória.

O brasileiro estava no local desde janeiro de 2023, quando foi preso preventivamente enquanto o caso era investigado.

 Na saída do tribunal, Daniel ouviu insultos de algumas pessoas que o aguardavam na porta, segundo o jornal espanhol esportivo "Marca".

Em um vídeo divulgado pela publicação, é possível ouvir um homem gritando e o chamando de estuprador, enquanto Daniel segue caminhando ao lado da advogada e escoltado por um policial. "Tem muito dinheiro para estuprar e depois pode pagar, né? No Brasil, te matam rápido, seu desgraçado. Está tranquilo. Tem dinheiro para violar as mulheres. É um estuprador", grita o homem.

No vídeo, ainda é possível ouvir outra mulher citando que Daniel está "bem tranquilo".

 
 
Três dias após ser solto, Daniel Alves se apresenta pela primeira vez ao tribunal — Foto: REUTERS/Nacho Doce

Três dias após ser solto, Daniel Alves se apresenta pela primeira vez ao tribunal — Foto: REUTERS/Nacho Doce

Nesse período, o ex-jogador teve negados quatro pedidos para aguardar em liberdade. Na semana passada, no entanto, a Justiça espanhola aceitou conceder liberdade provisória.

O ex-jogador pagou, também a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) estipulada pela Justiça. Após verificar o pagamento e recolher os dois passaportes do ex-jogador (o brasileiro e o espanhol), a Audiência Provincial de Barcelona, responsável pelo caso, decretou a liberdade do brasileiro.

 

Condenação

Em fevereiro, Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual -- ele foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona. A defesa, no entanto, recorreu da sentença e, na sequência, pediu para que o brasileiro aguardasse a deliberação final em liberdade.

Ao deixar a prisão, o brasileiro entrou no carro no qual sua mãe e sua advogada haviam ido à prisão. O jogador tem uma residência em um bairro nobre de Barcelona. A defesa de Alves não informou para onde ele iria. 

 

Condições para a liberdade

 

O ex-jogador brasileiro Daniel Alves, ao deixar a prisão de Brians 2, em Barcelona, em 25 de março de 2024. — Foto: Nacho Doce/ Reuters

O ex-jogador brasileiro Daniel Alves, ao deixar a prisão de Brians 2, em Barcelona, em 25 de março de 2024. — Foto: Nacho Doce/ Reuters

 

A sentença que garantiu a liberdade provisória sob fiança também determinou que Daniel Alves:

  • É obrigado a manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela -- a jovem é de Barcelona e também vive na capital catalã;
  • Também não pode tentar se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
  • Não pode deixar a Espanha;
  • Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes lhe for solicitado.

 "O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: 'Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, ou retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária", disse a sentença.

O brasileiro comprou a residência na capital catalã quando jogava pelo Barcelona. Sua esposa, a modelo espanhola Joana Sanz, vive atualmente na residência, segundo a imprensa espanhola.

Ela também é alvo de um processo que corre na Justiça espanhola por ter divulgado supostas imagens da vítima -- desde o início do caso, a juíza responsável proibiu que a identidade da denunciante fosse divulgada por qualquer meio.

 

 

 

 

 

 

Por - G1

 Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho

O Governo do Estado prorrogou por meio da Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 004/2024 publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27) os prazos para o preenchimento da Plataforma Contabilizando Resíduos, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que se encerrariam domingo (31).

Agora, municípios podem preencher o módulo de “Resíduos Sólidos Urbanos - RSU” até 31 de julho de 2024.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos e embalagens pós-consumo também têm até 31 de julho de 2024 para apresentação, de forma individual ou coletiva, do Relatório Comprobatório dos Planos de Logística Reversa. Este relatório deve conter as informações e resultados, tendo como base o ano anterior (janeiro a dezembro) a fim de que seja avaliado e aprovado, e emitido documento que ateste sua aprovação pela Secretaria. A plataforma e os manuais de utilização podem ser acessados no site da SEDEST.

O coordenador de Gestão Econômica e Territorial da Sedest, Filipe Dalboni, afirma que havia necessidade de prorrogar o prazo para garantir a qualidade dos dados recebidos. “Aumentamos o prazo para que tivéssemos tempo hábil de fornecer uma formação online para quem está com dificuldades de preenchimento da plataforma, a fim de que possamos obter dados mais fidedignos”, explica.

A formação online ainda não possui data marcada, mas está prevista para ocorrer ainda em abril e buscará trazer informações aos gestores municipais sobre o preenchimento adequado da Plataforma Contabilizando Resíduos - Módulo RSU. Os municípios serão informados do dia da formação por meio do Grupo R-20.

OUTROS PRAZOS - Dentro deste contexto, a Sedest definiu 31 de outubro de 2024 como o prazo aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos e embalagens pós-consumo sujeitos à logística reversa submeterem o Plano de Logística Reversa referente ao ano de 2025. A razão desta definição é garantir que os empreendimentos sujeitos à logística reversa entrem no ano de 2025 com seus planos devidamente aprovados.

Para aqueles que que iniciarem suas atividades entre 01/11/2024 e 31/12/2024, será admitida a apresentação de seus respectivos Planos de Logística Reversa dentro deste período.

Dalboni reiterou a importância de municípios e entidades privadas estarem em dia com os prazos legais de preenchimento da Plataforma. “Queremos que os municípios estejam em dia com suas obrigações referentes aos resíduos sólidos urbanos, e lembramos que as empresas que não enviarem suas comprovações poderão ter dificuldade em renovar algumas licenças”, pontua.

SOBRE A PLATAFORMA - O Sistema Estadual de Informações sobre Resíduos Sólidos do Estado do Paraná, a plataforma digital Contabilizando Resíduos, é uma ferramenta de gestão e planejamento sobre os resíduos sólidos do Estado, a qual foi instituída pela Lei Estadual nº 20.607, de 10 de junho de 2021, e teve seus critérios e procedimentos regulamentados pelas Resoluções Conjuntas Sedest/IAT n° 20, de 20 de julho de 2021, e n° 22, de 28 de julho de 2021.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

 
 Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes

A qualidade dos docentes das escolas estaduais do Paraná é reconhecida por pais e estudantes.

De acordo com sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, 96% dos estudantes do Ensino Médio e 94% do Ensino Fundamental aprovam os professores. Entre os pais, o índice de satisfação chega a 96%.

O secretário de Educação, Roni Miranda, afirma que o papel dos docentes para a trajetória dos estudantes extrapola a transmissão de conhecimento. “Eles são verdadeiros agentes de transformação na vida de seus alunos. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná reafirma seu compromisso em valorizar e apoiar os educadores, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma educação de qualidade e inclusiva em todo o estado”.

ATENÇÃO - Solange Rodrigues da Costa tem três filhas matriculadas no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina, litoral: Gabriela Vitória, do 6º ano do Ensino Fundamental; Ana Beatriz, do  8º ano do Ensino Fundamental, e Raquele, do  2º ano Ensino Médio. Para a mãe, a dedicação dos docentes fica evidente não só na atuação em sala de aula.

“Dá para ver em cada um o amor pela profissão. Quando é uma época festiva, por exemplo, eles sempre propõem algo diferente. Eles ajudam os alunos na decoração da escola. São profissionais maravilhosos, muito atenciosos com os pais e alunos”, relata Solange. 

O professor Cássio Santos, que leciona Português e Inglês na Educação de Jovens e Adultos no CEEBJA Barigui, em Curitiba, ressalta que estabelecer relação próxima entre docente e estudantes é importante.

“Nas escolas temos pluralidade de pessoas, de culturas, de ideias, de vivências. Os alunos se sentem acolhidos pelos educadores em suas particularidades, por isso essa satisfação com os professores. Eu me sinto muito à vontade trabalhando na educação de jovens e adultos e gosto muito desse ofício”, declara o docente. 

Para o estudante Ezequiel Jacinto Rodrigues Wassuaski, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Semíramis de Barros Braga, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, os professores incentivam positivamente.

“Eu adoro participar das aulas, fazer perguntas e adquirir cada vez mais conhecimento. Acho incrível a disposição e atenção dos professores na sala de aula, interagindo com os alunos, ensinando e nos influenciando a ser pessoas melhores. Nossos professores fazem de tudo por nós, por isso temos cada vez mais vontade de estudar e nos esforçamos para sermos cidadãos de bem.”

RESULTADOS - Os resultados explicitados pela pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas mostram o reconhecimento da comunidade acadêmica aos docentes, que desempenham papel fundamental na formação dos estudantes.  A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, não robotizadas, com 1.515 pais ou responsáveis, 1.511 estudantes do ensino médio, 1.546 estudantes do ensino fundamental, 1.530 professores e 290 diretores. O grau de confiança é de 95%.

 

 

 

 

 

Por - AEN

 Alimentos do outono: IDR dá dicas de consumo de produtos da estação

O clima é fator primordial para o desenvolvimento das plantas, determinando a germinação, o crescimento, a floração, a qualidade e a produtividade de cada espécie.

 Os famosos produtos da época são mais frescos, com melhor sabor e aroma, ricos em nutrientes e antioxidantes, pois acompanham o ritmo das estações do ano em harmonia com a natureza. Com a maior oferta os preços também são mais acessíveis. Essa é uma dica para o outono, que começou há alguns dias.

Isabelle Lecheta, produtora rural de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, trabalha na produção de diversos alimentos dessa estação em sua propriedade: rúcula, rabanete, salsinha, espinafre, almeirão, radite, cebola, alho, couve, ervilha-torta, brócolis, couve-flor, repolho, alface, acelga, couve pak-choi, hortelã, melissa, poejo, beterraba, cenoura, alcachofra, couve de bruxelas, cebolinha e agrião. Entre as frutas de destaque no outono estão laranja, caqui, goiaba, abacate, kiwi, pera e uva.

Segundo a produtora, além de fazer bem para a saúde, escolher vegetais da estação é uma forma de consumo mais sustentável para o planeta. “São produtos fáceis de cultivar, consomem menos recursos, trazem benefícios para a saúde do ser humano e do meio ambiente”, afirma.

Ela é produtora orgânica e sintrópica – sistema de produção que propõe reordenar e restaurar o ambiente natural e florestas. A proposta é unir, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, que também recupera áreas degradadas e protege o meio ambiente.

BOLSO – Engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Moacir Darolt destaca que os preços elevados de alimentos produzidos fora de sua temporada ocorrem devido à compra de diferentes regiões e estados, além da importação de outros países, ou ao cultivo em ambientes controlados.

“Do ponto de vista da produção, oferecer alimentos fora de estação significa modificar o ciclo natural das plantas. Para isso, são utilizados processos que artificializam os nutrientes da terra, estufas que controlam a iluminação e a temperatura do ambiente onde estão as culturas, além do uso de mais defensivos químicos para combate a pragas e doenças”, acrescenta.

Darolt aponta que esses alimentos, muitas vezes armazenados em câmaras frias por longo tempo, podem ter recebido maior quantidade de pesticidas ou passado por métodos de conservação que comprometem sua qualidade biológica. “A escolha ideal seria optar por alimentos da região e produzidos de forma orgânica, verificando sempre a sua procedência”, aconselha.

PINHÃO – Outro alimento típico da estação é o pinhão. Seguindo orientação do Instituto Água e Terra (IAT), a semente, um dos mais emblemáticos símbolos do Paraná, já poderá ser colhida, armazenada e comercializada a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida, contudo, só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores. A safra se estende normalmente até junho.

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano.

A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado. 

Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado).

A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano.

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de março do novo Bolsa Família. Recebem nesta quinta-feira (28) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 679,23. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcança 20,89 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,15 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Cadastro

Desde julho do ano passado, passou a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 270 mil famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em compensação, 100 mil de famílias foram incluídas no programa neste mês. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, 3,21 milhões de famílias foram incluídas no programa desde março do ano passado. Segundo a pasta, isso se deve à estratégia de busca ativa.

Regra de proteção

Cerca de 602 mil famílias estão na regra de proteção em março. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 370,49.

Brasília (DF) 19/11/2024 - Arte calendário Bolsa Família Março 2024Arte Agência Brasil

 

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em abril.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como aquelas vítimas de violência doméstica.

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

A Justiça do Distrito Federal aceitou denúncia e tornou réu Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. 

A decisão foi proferida na segunda-feira (25) pela 5ª Vara Criminal de Brasília, após denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Jair Renan e outros acusados. 

De acordo com as investigações, Jair Renan teria forjado resultados financeiros de sua empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia para obter empréstimo no banco Santander, que não foi pago. A denúncia criminal no caso está sob sigilo. A instituição financeira também moveu um processo para a cobrança da dívida e obteve uma decisão favorável para o pagamento de R$ 360 mil. 

Em fevereiro, a Polícia Civil do DF apresentou o relatório final da investigação, na qual indiciou Jair Renan e seu instrutor de tiro, Maciel Alves,  também denunciado. O indiciamento foi pelos mesmos crimes. Em agosto do ano passado, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão contra os dois. 

A defesa do filho de Bolsonaro disse que não vai se manifestar sobre a decisão. 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil