Na noite de terça-feira (16), por volta das 22h30, a equipe da Polícia Militar foi acionada por uma moradora da área rural da Linha Flor da Serra, a qual relatou ter sido ameaçada por seu marido com o uso de uma arma de fogo, ela teria conseguido fugir da residência e se abrigar na casa de uma vizinha.
Diante da gravidade da situação, a equipe de Guaraniaçu solicitou o apoio da equipe policial de Ibema, sendo que ambas as equipes deslocaram-se até o local onde a solicitante estava abrigada. Em contato com a vítima, esta relatou que se encontrava em sua residência juntamente com seu marido quando, em determinado momento, após o homem ingerir bebida alcoólica, passou a ameaçá-la empunhando um revólver, proferindo a frase: “Após a gente fazer sexo, eu vou acabar com você”.
A vítima informou ainda que aproveitou um momento de distração do autor para fugir da residência e buscar abrigo na casa de uma vizinha, de onde acionou a Polícia Militar. Ela relatou também que não era a primeira vez que sofria ameaças e que o autor possuía outras armas e munições no interior da residência.
Diante das informações, as equipes, juntamente com a vítima, deslocaram-se até a residência do casal. No local, foi solicitado que o homem saísse do interior da residência, o que ocorreu após breve resistência, sendo então submetido à busca pessoal, não sendo localizado nenhum ilícito em sua posse. Em conversa com o autor, este confirmou possuir um revólver, alegando que estaria devidamente registrado, e indicou o local onde a arma se encontrava.
As equipes realizaram busca minuciosa no interior da residência, sendo localizados um revólver, duas espingardas, sendo uma de calibre .36 sem o devido registro e outra de pressão, também sem documentação pertinente, além de diversas munições de calibres .38, .22 e cartuchos calibre .36, bem como acessórios, duas lunetas e estojos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem pelos crimes de violência doméstica e familiar e posse irregular de arma de fogo e acessórios, sendo o autor, a vítima e todo o material apreendido encaminhados e entregues na 10ª Central de Flagrantes, na cidade de Cascavel/PR, para os procedimentos cabíveis.
O Setor de Viação, Obras e Urbanismo de Guaraniaçu passou a contar com um novo rolo compactador de solo, equipamento que irá fortalecer os trabalhos de manutenção e melhoria das estradas rurais do município. A aquisição integra os investimentos realizados pelo Governo Municipal ao longo de 2025 na renovação da frota viária, com a compra de diversos maquinários.
O novo equipamento foi adquirido por meio de licitação no valor de R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais), com recursos provenientes de Transferência Especial, conhecida como emenda PIX, vinculada ao Programa 09032025. O recurso foi destinado pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB), que atua como representante oficial do município junto ao Governo Federal.
A conquista é resultado da parceria mantida entre o prefeito Ronaldo Cazella (MDB) e o deputado Sérgio Souza, que, segundo o gestor municipal, tem contribuído de forma constante para o desenvolvimento de Guaraniaçu, destinando recursos importantes para diversas áreas.
O prefeito também destacou o apoio do Legislativo Municipal. “Não podemos deixar de agradecer ao vereador Olmir Santin (MDB), atual presidente da Câmara, que juntamente com a diretoria do Sindicato Rural tem aproximado o deputado do município”, afirmou Ronaldo Cazella, ressaltando a união de esforços em benefício da população.
O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Junior Cesar Ziger, afirmou que com a chegada do novo rolo compactador, a administração municipal espera dar mais agilidade e qualidade aos serviços de conservação das estradas, garantindo melhores condições de tráfego e mais segurança para os moradores da zona rural.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 16 de dezembro de 2025.
Ação educativa e preventiva busca garantir a correta conexão dos imóveis à rede e proteger o meio ambiente
A Iguaçu Saneamento, em parceria com a Sanepar, dará início a um Programa de Vistorias Técnicas Operacionais nas ligações de esgoto no município de Guaraniaçu a partir desta terça-feira, 16 de dezembro de 2025. O principal objetivo da iniciativa é assegurar que todos os imóveis estejam corretamente conectados à rede de esgoto, prevenindo o lançamento irregular de efluentes em rios, córregos e galerias pluviais. A vistoria, que será feita em 300 imóveis da cidade, é fundamental tanto para a proteção ambiental quanto para a melhoria da eficiência do sistema de saneamento básico local.
As vistorias são realizadas mediante a autorização do morador e utilizam corantes não poluentes aplicados em pias, banheiros e ralos para identificar o caminho percorrido pelo esgoto. As equipes são compostas por dois agentes que estarão devidamente identificados, uniformizados e treinados. O morador pode e deve acompanhar todo o processo, que utiliza testes simples e seguros, sem risco à saúde ou às instalações do imóvel. Esta ação possui caráter estritamente educativo e preventivo, buscando orientar a população.
Após a inspeção, o processo é transparente: imóveis com ligações regulares recebem um Certificado de Regularidade. Em casos de irregularidade, o morador será orientado tecnicamente sobre as correções necessárias e receberá um prazo de até 60 dias para realizar a adequação da ligação. A Iguaçu Saneamento reforça a importância da colaboração da comunidade de Guaraniaçu para o sucesso do programa, visando um saneamento mais eficiente e a preservação dos recursos hídricos.
POr - Assessoria
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará a entrega do Kit Natalino 2025, para as famílias cadastradas, na próxima sexta-feira dia 19 de dezembro no Ginásio de Esportes Onófre Garbacheski no período das 13h30 às 16h30 e na UBS do Distrito de Guaporé, das 15h30 às 16h30.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 16 de dezembro de 2025.
A vacina contra o VSR agora está disponível para gestantes em Guaraniaçu!
Você sabia que o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por cerca de 75% a 80% dos casos de bronquiolite em bebês? Essa infecção pode causar tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar e, em casos mais graves, internações.
A partir de 2025, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o VSR no calendário oficial. Gestantes a partir da 28ª semana já podem receber a dose única, que ajuda a proteger o bebê nos primeiros meses de vida, quando ele está mais vulnerável. 💙
📍 Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e garanta sua imunização. Cuidar da saúde do bebê começa na gestação.
Vacinar é um ato de amor e prevenção. Proteja quem você ama.
A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), em sua sede em Cascavel, a 12ª Assembleia Geral Ordinária.
O encontro reuniu gestores municipais de toda a região e marcou a entrega oficial do programa educacional “Por um Futuro Inclusivo”, iniciativa desenvolvida em parceria com a Itaipu Binacional. O projeto é voltado ao fortalecimento das políticas públicas educacionais nos municípios com até 20 mil habitantes, com foco na promoção da inclusão e da equidade no ensino.
O prefeito Ronaldo Cazella, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Volnei Dal A’gnollo, destacou a importância da assembleia para o alinhamento das ações regionais. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso dos municípios em avançar em estratégias capazes de garantir uma educação mais inclusiva, de qualidade e adaptada às necessidades das redes municipais de ensino.
Durante a assembleia, o prefeito também encontrou Gleison Fernandes de Faria, conhecido como Gleisinho, criador do Teclado TiX — uma tecnologia assistiva que tem revolucionado a comunicação de pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras. O dispositivo permite o uso do computador por meio de comandos visuais ou toques, fruto da experiência pessoal de Gleisinho como cientista da computação com paralisia cerebral. Sua criação tem sido reconhecida como uma ferramenta de autonomia, acessibilidade e transformação social.
Cada município que pertence a Associação AMOP, através do convênio com a Itaipu Binacional, estará recebendo ao menos um equipamento modelo Teclado Tix com esta tecnologia que permite o uso por pessoas diagnosticadas com paralisia cerebral.
O encontro reforçou o compromisso dos gestores em fortalecer políticas educacionais inclusivas e ampliar o acesso à tecnologia assistiva nos municípios do Oeste do Paraná.
Por Assessoria de Comunicação
Guaraniaçu, 11 de dezembro de 2025


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)



_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)

_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)
_large.jpg)

_large.jpg)
_large.jpg)




_large.jpg)
_large.jpg)

