Sábado, 25 Janeiro 2014 00:59

Governo vai trazer mais 2 mil médicos cubanos

Decisão ocorre após terceira fase do Mais Médicos atrair apenas 891 profissionais brasileiros e estrangeiros.

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 24, que trará ao País mais 2 mil cubanos para preencher vagas não ocupadas do programa Mais Médicos. Hoje, dos 6,6 mil profissionais que atuam pelo projeto, 5,4 mil são cubanos.

 

Os novos profissionais começarão a chegar ao Brasil a partir de terça-feira. Eles vão desembarcar nas cidades de Brasília, Fortaleza e São Paulo, onde farão o curso de formação e acolhimento, que tem duração de três semanas. Em seguida, passarão por avaliação e, caso aprovados, começarão a embarcar rumo às cidades nas quais vão atuar. A previsão do Ministério é de que esses cubanos comecem a atender em março.

 

A decisão de trazer mais médicos do país caribenho ocorreu após a terceira fase do programa atrair apenas 891 profissionais brasileiros ou estrangeiros que se inscreveram de forma independente. O número equivale a apenas 14% das 6,3 mil vagas oferecidas pelo governo na terceira etapa.

 

Para atingir sua meta de ter 13 mil médicos atuando pelo programa até março, o governo federal, além de trazer mais cubanos, abriu ontem a quarta fase de inscrições do Mais Médicos. Os candidatos terão até as 20 horas do dia 5 de fevereiro para manifestar interesse.

 

Distribuição. O Ministério ainda não definiu quais cidades receberão os 2 mil novos médicos cubanos. Já os 891 profissionais brasileiros e estrangeiros, selecionados também na terceira etapa, já escolheram seus locais de trabalho. De acordo com o governo federal, a maior parte deles (274) vai atuar no Nordeste. A segunda região que receberá mais profissionais será o Sudeste (230), seguido por Sul (178), Norte (123) e Centro-Oeste (86). Os brasileiros começarão a atuar no dia 3 de fevereiro e os estrangeiros, no dia 5 de março.

 

Cronologia.

 

6 de maio. O ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota anunciou que o governo negociava a vinda de 6 mil médicos cubanos. Dois dias depois, o governo anunciou ter "desistido" e disse que ia dar prioridade para Portugal e da Espanha.

 

8 de julho. É lançado o Mais Médicos.

 

21 de agosto. Alegando que a quantidade de médicos habilitados na primeira chamada do Mais Médicos atenderia a 6% da demanda, o governo anuncia convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a contratação de 4 mil cubanos. No entanto, com o baixo interesse, estima-se que até 10 mil das 13 mil vagas do projeto fiquem para cubanos.

 

2 de novembro. Os primeiros cubanos que vão atuar em São Paulo chegam ao Estado. (Agência Estado)

 

 

 

Veja também:

  • Unificação da Fifa faz Brasil ser o país com mais títulos mundiais

    A Fifa reconheceu nesta sextas dia 27, os campeões da Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, como Campeões Mundiais. Com a unificação, o Brasil, com dez conquistas, passa a ser o país com mais títulos do tipo: são dez, contra nove de Argentina, Espanha e e Itália.

     

    Os campeões mundiais do Brasil são São Paulo (1992, 1993 e 2005), Corinthians (2000 e 2012), Santos (1962 e 1963), Internacional (2005), Grêmio (1983) e Flamengo (1981).

  • Papa Francisco pede união do clero no Brasil por conta da corrupção

    O papa Francisco pregou sobre a necessidade da união do clero no Brasil diante da corrupção que segundo ele é escandalosa. Ele se reuniu com a comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma. 

     

    Segundo o papa, com as pessoas perdendo as esperanças de melhoria, o país precisa que "suas curas sejam sinais de esperança". Ele ainda informou que a população precisa ver clero unido, fraterno e solidário nesses momentos de dificuldade.

  • Anúncio de vaga para babá chama atenção e recebe críticas

    Publicação de mulher de Fortaleza faz exigência em relação a aparência da candidata, e oferece emprego informal por quinze dias seguidos, segundo 'O Globo'.

     

    Texto indica que o trabalho da babá não será registrado, pois fala da "possibilidade" de fazer o registro "após três meses de experiência".

Entre para postar comentários