Sexta, 29 Janeiro 2016 14:28

Japão mobiliza tropas diante de possível lançamento de míssil

O governo japonês determinou nesta sexta dia 29, ao Exército que se prepare para a possibilidade de ter de destruir um míssil que a Coreia do Norte pode lançar em breve. O objetivo é evitar que caia sobre o território japonês.

 

“Tomamos todas as medidas necessárias para responder a qualquer tipo de situação”, afirmou o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, citado pela agência Kyodo.

 

Suga não deu mais dados sobre a iniciativa do Ministério da Defesa, de modo a não revelar “informação sensível” sobre a capacidade do Japão para interceptar mísseis.

 

As últimas imagens de satélite da base norte-coreana de Sohae mostraram que há movimentação nas instalações e que a Coreia do Norte pode estar preparando o lançamento, em breve, de um projétil de longo alcance, como Seul, Tóquio e Washington tinham alertado.

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, disse hoje que acertou, em teleconferência com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, uma cooperação sobre a questão do lançamento norte-coreano.

 

“Trabalharemos estreitamente com os Estados Unidos e outros países envolvidos e tomaremos todas as medidas possíveis para garantir a segurança do público”, disse Kishida, em entrevista.

 

O novo lançamento pode ocorrer no momento em que os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas estudam sanções adicionais à Coreia do Norte devido ao seu quarto teste nuclear, feito no início do mês.

 

 

 

Veja também:

  • Líder norte-coreano provoca EUA: 'pronto para lançar míssil intercontinental'

    A Coreia do Norte está em "fase final de testes de um míssil balístico intercontinental", afirmou nesse domingo dia 1°, o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em seu discurso de Ano-Novo.

     

    "Estamos nas etapas finais antes do lançamento de um míssil balístico intercontinental", disse o chefe do Estado norte-coreano em uma mensagem de 30 minutos, transmitida pela televisão local, dizendo que Pyongyang (a capital norte-coreana) "adquiriu o estatuto de potência nuclear em 2016”.

  • Três Barras - Atleta tribarrense representa o país no Mundial de Karatê no Japão

    Campeão brasileiro por três vezes, Fabrício Calgaroto,19, está no Japão para competir por um título na  Copa do Mundo de Karatê WKO 2016.

     

    O karateca, que treina há mais de quatro anos, é faixa marrom. Ele competirá na categoria adulto absoluto avançado no próximo domingo dia 13.

  • Mulher solta pum durante cirurgia, causa incêndio e sofre queimaduras graves

    As flatulências de uma paciente que estava sendo operada em um hospital no Japão causaram um estrago inesperado e considerável.

     

    Os gases da mulher causaram um foco de incêndio, que a deixou com sérias queimaduras pelo corpo. As informações são do site Mashable e do jornal japonês Asahi Shimbum.

Entre para postar comentários