Terça, 26 Janeiro 2016 10:28

Conta de luz pode ficar mais barata nos próximos meses, diz Aneel

A conta de luz pode começar a ficar mais barata já nos primeiros meses deste ano, segundo afirmou, nesta última segunda, dia 25, o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) José Jurhosa.

 

De acordo com o diretor, as bandeiras tarifárias, encargo adicionado à conta de luz para custear as usinas térmicas, devem começar a serem reduzidas.

 

Nesta terça, dia 26, serão apresentados os novos valores das bandeiras, mais baratos, além de ser criada uma quarta cor, a rosa, com encargo intermediário -entre a bandeira amarela e a vermelha.

 

Atualmente, as bandeiras se dividem em três cores, verde -que não adiciona qualquer valor-, amarela -que adiciona R$ 2,5 a cada 100 kilowatts-hora consumidos-, e a vermelha -que adiciona R$ 4,5 a cada 100 kilowatts-hora consumidos.

 

Desde a implantação do sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, a cor da bandeira está vermelha, o que tem encarecido em 10% a conta de luz.

 

A expectativa é que as cores sejam reduzidas gradualmente -primeiro para a nova cor rosa, depois amarela e, por fim, verde. Jurhosa afirmou também que há poucos fatores de elevação da conta de luz para 2016.

 

Assim, com a retirada das bandeiras, as tarifas cobradas dos consumidores tendem a ficar estagnadas, ou até mesmo a cair.

 

Ainda há preocupação com o Nordeste, que enfrenta escassez hídrica. As estimativas para o período chuvoso para a região, que se inicia em maio, será definidor para o sistema das bandeiras -as principais térmicas que estão ativas ficam nessa região.

 

"Poderíamos utilizar a usina de Belo Monte para abastecer o Nordeste, mas com a liminar impedindo o enchimento do reservatório, não sabemos quando poderemos usá-la", disse Jurhosa.

 

Desde o início do ano, o Ministério Público detém uma liminar impedindo a finalização da construção da usina. O órgão alega que a empresa concessionária, a Norte Energia, não cumpriu a exigência de reestruturar a Funai.

 

Jurhosa espera que a situação se resolva nas próximas semanas. "Pareceu-me um argumento muito frágil para arriscar todo um planejamento", afirmou.(Com O Tempo)

 

 

 

Veja também:

  • Conta de luz terá taxa extra maior em novembro, de R$ 5 a cada 100 kWh

    A conta de luz dos brasileiros seguirá com cobrança de taxa extra em novembro, a chamada bandeira tarifária. Para o mês que vem será mantida a bandeira vermelha nível dois, que já estava em vigor em outubro, informou nesta sexta dia 27, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

     

    Até este mês, a taxa extra com a bandeira vermelha nível dois era de R$ 3,50 a cada 100 kWh (kilowatts-hora) em eletricidade consumidos. No entanto, a Aneel decidiu aumentar o custo extra para R$ 5 a cada 100 kWh consumidos. O novo valor já passa a valer a partir de 1º de novembro.

  • Conta de luz fica mais cara em outubro

    Com o início do mês de outubro, a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, que passou a ser a vermelha patamar 2.

     

    A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos.

  • Conta de luz em setembro terá taxa extra menor, de R$ 2 a cada 100 kWh

    A conta de luz dos brasileiros seguirá com cobrança de taxa extra em setembro, a chamada bandeira tarifária, mas com valor menor do que foi cobrado em agosto.

     

    A bandeira amarela definida para o mês que vem representa um custo extra de R$ 2 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Em agosto, a bandeira em vigor era a vermelha patamar 1 (também chamada de bandeira rosa), com custo extra de R$ 3 a cada 100 kWh consumidos.

Entre para postar comentários