Terça, 21 Abril 2015 14:32

Em Santa Catarina, tornado deixa dois mortos e ao menos 100 feridos

Duas pessoas morreram e pelo menos cem ficaram feridas - 12 delas em estado grave - após a passagem de um tornado nesta segunda dia 20, na cidade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina.

 

O vento atingiu outras 12 cidades com menor impacto.

 

O fenômeno aconteceu por volta das 15h30 de segunda e afetou principalmente a parte central de Xanxerê, que tem cerca de 47 mil habitantes, segundo o IBGE. Os mortos foram identificados como o casal Deomir e Alcimar Sutir, que morreu quando tentava socorrer os filhos.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, os ventos do tornado chegaram a 200 km/h. O temporal destelhou e partiu residências, arrancou árvores e fios elétricos e deixou as ruas repletas de destroços.

 

De uma das igrejas mais antigas não sobrou nem o telhado. O ginásio de esportes Ivo Sguissardi, o principal da cidade, desmoronou. Crianças faziam atividade física no local quando a ventania chegou, mas elas conseguiram fugir. Dezenas de veículos ficaram destruídos.

 

Segundo informações da Defesa Civil, sete bairros estavam no caminho do tornado, que deixou um rastro de destruição. Os ventos derrubaram cinco torres de transmissão que saem da subestação de Xanxerê, deixando 14 cidades próximas sem luz.

 

A cidade ainda tem problemas sérios com falta de energia, já que algumas torres da Eletrosul foram derrubadas. Também há problemas de comunicação, com a rede de telefonia operando parcialmente

 

 

Socorro 

 

O Estado encaminhou para a região equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A prefeitura organizou abrigos para mais de 500 famílias. Os feridos estão sendo atendidos no Hospital São Paulo e parte foi transferida para cidades vizinhas. Há uma força-tarefa para levantar lonas, agasalhos e geradores de energia para as unidades de saúde. (Com MSN)

 

 

 

Veja também:

  • Paraná e Santa Catarina são os primeiros a receber alertas de desastres naturais via celular

    A população dos estados do Paraná e Santa Catarina já pode contar com os alertas emergenciais da Defesa Civil via mensagens de celular. 

     

    Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. Para ter acesso à novidade, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo a mensagem encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. O serviço é gratuito.

  • Paraná e Santa Catarina já emitem alerta de desastres naturais

    Os moradores dos estados do Paraná e Santa Catarina já podem cadastrar os celulares para receber mensagens de alerta de desastres naturais.

     

    O sistema alerta para riscos de alagamentos, temporais e deslizamentos de terra.

  • Laranjeiras - Está chegando a 2ª Caminhada na Natureza

    Falta apenas uma semana para a 2ª Caminhada na Natureza no município de Laranjeiras do Sul, Circuito Gramadinho.

     

    De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a caminhada acontecerá no próximo domingo dia 08, e as inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 6 de outubro, no link www.ecobooking.com.br, ou no dia e local do evento. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Entre para postar comentários