Quinta, 26 Fevereiro 2015 14:29

Câmara aumenta verbas e libera passagens para mulheres de deputados

A Mesa Diretora da Câmara aprovou nesta quarta, dia 25 o reajuste em diversas verbas parlamentares, incluindo a de gabinete, que passa de R$ 78 mil para R$ 92.053,00 mensais.

 

O auxílio-moradia subiu de R$ 3,8 mil para R$ 4,2 mil.

 

O chamado cotão (verba indenizatória) teve reajuste de 8%, passando de R$ 27.977,26 para R$ 30.215,44 o menor valor recebido por deputados, no caso, os do Distrito Federal. O maior é destinado aos deputados de Roraima e passará de R$ 41.612,80 para R$ 44.941,62.

 

O pacote de medidas aprovado pela Mesa faz parte das promessas de campanha do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara. Além dos reajustes, a Mesa aprovou um dispositivo estabelecendo que as mulheres dos deputados terão direito a usar passagens áreas pagas pela Casa entre seus estados de origem e Brasília.

 

A Mesa da Câmara aprovou, ainda, a criação das secretarias de Comunicação e de Relações Institucionais, que serão ocupadas por deputados. Uma será encarregada da comunicação social da Casa e a outra cuidará da relação com outros parlamentos. Cunha informou que a estrutura existente na Casa na área de comunicação ficará subordinada à Secretaria de Comunicação.

 

"Ninguém está tirando funcionário concursado de nada. A mudança é que a TV terá de cumprir a atividade parlamentar. Ela não tem de competir com TV aberta, ter programa de chorinho. Ela tem de cumprir a atividade parlamentar", disse o presidente da Câmara. Cunha acrescentou que não serão criados cargos para atender às duas secretarias.

 

Segundo ele, o impacto das novas medidas não deverá atingir 5% do orçamento total da Casa. O orçamento é de R$ 3,385 bilhões e as mudanças devem resultar em gasto de R$ 151 milhões. Cunha garantiu que as iniciativas não implicarão aumento de despesas, já que estão previstos cortes em contratos de serviços terceirizados e de informática.

 

"Não estou aumentando verba, mas corrigindo os valores", completou, ressaltando que eles valem a partir de abril.

 

 

 

Veja também:

  • Os 3 erros que as mulheres mais cometem na academia

    Fazer a inscrição na academia não é garantia de que os seus problemas serão resolvidos.

     

    Seja para quem se inscreve pela primeira vez ou para quem já frequenta o ambiente, as mulheres são propensas a cometer três erros muito comuns, mesmo quando o objetivo traçado é pura e simplesmente dizer 'adeus' aos quilos a mais.

  • 5 dicas para as mulheres não surtarem com tantos afazeres

    A rotina das mulheres que procuram conciliar trabalho, casa e até estudos faz com que muitas delas entrem em conflito com as suas próprias emoções.

     

    Neste cenário, a insegurança e a baixa autoestima podem tomar conta.

  • Esporte mata interesse das mulheres pelo sexo

    A informação foi publicada no portal The Sun.

     

    Os especialistas chegaram a tal conclusão ao examinar os dados sobre a atividade física e a vida sexual das mulheres.

Entre para postar comentários