Quarta, 04 Fevereiro 2015 08:39

Cinto de segurança de três pontos será obrigatório em 2018

O cinto de segurança de três pontos e o apoio de cabeça individual passará a ser obrigatório em todos os assentos de automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, a partir de 2018, por determinação Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada hoje (2), no Diário Oficial da União.

 

O uso desses dispositivos era obrigatório apenas nos assentos laterais. A obrigatoriedade passa a vale partir de 2018 para os novos veículos lançados no mercado, e a partir de 2020 para todos os veículos em produção. Caso o veículo tenha algum banco virado para trás, o cinto de segurança de três pontos não é obrigatório.

 

Os caminhões, tratores e motor-casa devem ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos, exceto nos intermediários dianteiros em veículos cuja para esteja localizado fora da zona de contato com a cabeça do ocupante, ou nos assentos intermediários traseiros, quando fica permitido o cinto de segurança de dois pontos.

 

A resolução também torna obrigatório que os automóveis, camionetas e utilitários tenham ao menos uma ancoragem inferior e uma superior para cadeirinhas em um dos assentos do banco traseiro. Nos veículos esportivos de duas portas, as fixações podem ser colocadas no banco do passageiro dianteiro e nos veículos conversíveis, será exigida apenas a ancoragem inferior nos assentos traseiros.

 

Segundo o "Ministério das Cidades", o objetivo é garantir uma fixação mais rápida e segura da cadeirinha, reduzindo o risco de má instalação e melhorando a eficiência por estar presa diretamente na carroceria do veículo.

 

 

 

Veja também:

  • Contran adia obrigatoriedade das novas placas

    A obrigatoriedade das novas placas veiculares, em padrão único para todo o Mercosul, foi adiada em um ano no Brasil.

     

    A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União.

  • Por dia, Paraná registra 358 infrações por falta de cinto de segurança

    A lei que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança é de 1984, mas, 32 anos depois, muitos motoristas e passageiros ainda deixam de utilizar o equipamento de segurança.

     

    Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam que, de janeiro a maio, já foram 52.696 infrações por falta de uso do cinto – 47,5 mil pelo condutor e 5,1 mil pelo passageiro.

  • Depois de 32 anos, cinto de segurança ainda é ignorado

    A lei que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança é de 1984, mas, 32 anos depois, muitos motoristas e passageiros ainda deixam de utilizar o equipamento de segurança.

     

    Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam que, de janeiro a maio, já foram 52.696 infrações por falta de uso do cinto – 47,5 mil pelo condutor e 5,1 mil pelo passageiro. 

Entre para postar comentários