Quarta, 07 Janeiro 2015 13:58

Praia de Santa Catarina vai cobrar taxa de turistas

Um dos destinos turísticos mais preservados do litoral catarinense, Bombinhas começa nesta terça, dia 6, a cobrar dos visitantes uma taxa de preservação ambiental, a primeira do Estado.

 

O Ministério Público tentou evitar a medida, alegando que ela é "discriminatória" e "impede o livre trânsito". Mas a Justiça não acatou os argumentos e a autorizou.

 

Por causa da polêmica e de ajustes no sistema, a prefeitura adiou três vezes o início da cobrança por estadia - R$ 2,72 para motos, R$ 21,83 para carros, R$ 43,67 para vans e R$ 109,16 para ônibus.

 

Com 14.293 habitantes, Bombinhas (a 68 km de Florianópolis) possui 14 praias, a maioria delas com mar azulado e areia clara e fofa.

 

Na temporada, segundo a secretaria de Turismo, chega a receber 800 mil visitantes, que provocam engarrafamentos na SC-412.

 

Nos últimos anos, devido às belezas naturais e ao potencial náutico, a cidade tem se convertido em destino de endinheirados, como o jogador de futebol Neymar. "Não queremos espantar os turistas. Queremos é dar uma qualidade melhor a quem nos visita", afirma o secretário de Turismo, Luciano Marcondes.

 

A prefeitura diz ter definido o valor da taxa, que será cobrada entre 15 de novembro e 15 de abril, com base no custo do sistema de cobrança e em uma estimativa de degradação ambiental provocada pelo turismo.

 

O dinheiro arrecadado deve ser aplicado em infraestrutura e educação ambiental, preservação do ambiente, limpeza pública e saneamento, segundo a administração.

 

Para a Associação Empresarial de Bombinhas, entidade que reúne hoteleiros e donos de bares e restaurantes, a cobrança é necessária. "Com ela, a cidade fica como um parque: a pessoa paga para entrar, mas se diverte, tem praia limpa e água limpa", diz o presidente, Mário Pêra.

 

O professor Maurício Pereira Gomes, 47, dono de uma casa de temporada na cidade, diz que Bombinhas vem sofrendo com o "turismo predatório". Mesmo assim, é contra a cobrança. "Ela cria uma peneira econômica, e as praias são um patrimônio de todos os brasileiros", justifica.

 

Para evitar filas nos dois únicos acessos à cidade, a cobrança será eletrônica: um radar vai fotografar a placa do veículo, e o motorista terá 30 dias para fazer o pagamento no comércio local ou pelo site da prefeitura. Os inadimplentes serão incluídos na lista de devedores do município.

 

Motoristas estrangeiros não estão isentos, e serão obrigados a pagar a taxa nos postos de acesso à cidade.

 

 

 

 

Com informações da Gazeta do Povo

 

 

 

Veja também:

  • Conta de luz terá taxa extra maior em novembro, de R$ 5 a cada 100 kWh

    A conta de luz dos brasileiros seguirá com cobrança de taxa extra em novembro, a chamada bandeira tarifária. Para o mês que vem será mantida a bandeira vermelha nível dois, que já estava em vigor em outubro, informou nesta sexta dia 27, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

     

    Até este mês, a taxa extra com a bandeira vermelha nível dois era de R$ 3,50 a cada 100 kWh (kilowatts-hora) em eletricidade consumidos. No entanto, a Aneel decidiu aumentar o custo extra para R$ 5 a cada 100 kWh consumidos. O novo valor já passa a valer a partir de 1º de novembro.

  • Paraná e Santa Catarina são os primeiros a receber alertas de desastres naturais via celular

    A população dos estados do Paraná e Santa Catarina já pode contar com os alertas emergenciais da Defesa Civil via mensagens de celular. 

     

    Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. Para ter acesso à novidade, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo a mensagem encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. O serviço é gratuito.

  • Paraná e Santa Catarina já emitem alerta de desastres naturais

    Os moradores dos estados do Paraná e Santa Catarina já podem cadastrar os celulares para receber mensagens de alerta de desastres naturais.

     

    O sistema alerta para riscos de alagamentos, temporais e deslizamentos de terra.

Entre para postar comentários