Terça, 06 Janeiro 2015 09:20

Obrigatoriedade de novo extintor é adiada por 90 dias pelo Denatran

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga ABC. 

 

O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução, mas o órgão informou que já não multará quem dirigir sem o equipamento.

 

Mais cedo, o Denatran anunciou que não pretendia ampliar o prazo para troca do equipamento e que seguiria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A decisão, contudo, foi alterada na noite desta segunda, dia 5.

 

Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder cinco pontos na carteira de habilitação.

 

Segundo o Denatran, a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros. Isto porque os extintores com carga ABC são mais modernos e têm capacidade de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

 

Ele substituiu o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos (óleo, gasolina e álcool), materiais também recomentados para o extintor do tipo ABC.

 

A recomendação vale para carros que tenham dez anos ou mais, pois desde 2005, os veículos produzidos no Brasil já saem de fábrica com o extintor recomendado. (Com EBC)

 

 

 

Veja também:

  • Denatran desmente boato de cobrança de anuidade para CNH

    O Denatran emitiu nesta quarta dia 18, uma nota, desmentindo que haverá uma cobrança de anuidade para quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

     

    Circula na internet uma mensagem, dizendo que a partir de 1º de fevereiro, todos os motoristas teriam que pagar um valor anual para manter o direito de dirigir.

  • Contran adia obrigatoriedade das novas placas

    A obrigatoriedade das novas placas veiculares, em padrão único para todo o Mercosul, foi adiada em um ano no Brasil.

     

    A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União.

  • Aprovado projeto de obrigatoriedade de mamografia gratuita para mulheres a partir de 40 anos

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, dia 25, o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que visa suspender parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde.

     

    Com isso, a recusa em realizar o exame de mamografia às mulheres com idade entre 40 a 49 anos no Sistema Único de Saúde (SUS) está proibida.

Entre para postar comentários