Quarta, 12 Novembro 2014 09:49

Uma pessoa é morta a cada 10 minutos no Brasil

Uma pessoa é morta a cada 10 minutos no Brasil. Essa é a principal conclusão da oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado ontem. O país teve 53.646 assassinatos em 2013, o que corresponde a uma média de 6,11 pessoas mortas por hora.

 

Em comparação com o ano anterior, o estudo revela que houve um aumento de 1,1 % no total de mortes violentas, que inclui homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Em 2012, tinham sido 53.054 ocorrências.

 

“Os dados são dramáticos porque se somarmos os números de homicídios que ocorreram desde a nos engajamos no processo de democratização, com a constituição de 1988, temos mais de 1 milhão de homicídios no Brasil em 26 anos. Isso é quatro vezes o que ocorreu no conflito do Vietnã que também durou cerca de duas décadas”, afirma Oscar Vilhena, professor da Faculdade de Direito da FGV.

 

Para Vilhena, os problemas decorrentes da violência foram colocados em segundo plano no país. “A segurança pública talvez seja a área que menos atenção recebeu nestes 25 anos de democracia”.

 

O estudo também constata que 68% das vítimas de homicídios no país em 2013 eram negras ou pardas. O Anuário, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que o pais teve 25,2 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera epidemia quando a taxa ultrapassa 10. Em 2012, o número havia sido de 25,9 mortes por 100 mil habitantes, o que indica redução de 2,6% causada pelo aumento da população.

 

Proporcionalmente ao número de habitantes, Alagoas foi o estado com mais assassinatos registrados no ano passado, com taxa de 67,5 por grupo de 100 mil habitantes (no ano anterior era 67,8). O Rio teve aumento de mortes violentas em 2013. O total de assassinatos passou de 4.241 para 4.928. Se considerada a taxa por grupo de 100 mil habitantes, o índice de assassinatos do Rio passou de 26,1 para 30,1, o que colocou o estado na 11ª posição no ranking nacional.

Ao todo, 15 das 27 unidades da federação conseguiram reduzir o índice em 2013 na comparação com o ano anterior. São Paulo é o estado com a menor taxa proporcional de assassinatos: 11,7. O estado teve queda de 12% no índice.

 

O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior crescimento de assassinatos, com uma elevação de 102,4%. A taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes passou de 12 para 24,3. Já o Paraná foi o estado que mais reduziu as ocorrências em 2013, com o índice por 100 mil habitantes passando de 31,1 para 24,5.

 

Durante a apresentação do Anuário, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentou uma meta de redução dos homicídios no país de 65,5% até 2030. A expectativa é que a queda anual dos índices seja de 5,7% ao ano, o dobro do esperado como média mundial. A projeção apresentada tem como base as quedas de assassinatos registradas nos últimos anos nos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio e Minas.

 

 

 

 

Com informações do O Globo

 

 

 

Veja também:

  • Unificação da Fifa faz Brasil ser o país com mais títulos mundiais

    A Fifa reconheceu nesta sextas dia 27, os campeões da Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, como Campeões Mundiais. Com a unificação, o Brasil, com dez conquistas, passa a ser o país com mais títulos do tipo: são dez, contra nove de Argentina, Espanha e e Itália.

     

    Os campeões mundiais do Brasil são São Paulo (1992, 1993 e 2005), Corinthians (2000 e 2012), Santos (1962 e 1963), Internacional (2005), Grêmio (1983) e Flamengo (1981).

  • Tráfico de pessoas: impressões digitais foram encaminhadas para polícia paraguaia

    Impressões digitais dos menores de idade que podem ter sido vítimas de tráfico de pessoas foram encaminhadas para a polícia paraguaia.

     

    Ainda de acordo com a delegacia de Cascavel, um pedido de cooperação foi formalizado ao país vizinho. Os policiais tentam ainda localização de algumas pessoas.

  • Papa Francisco pede união do clero no Brasil por conta da corrupção

    O papa Francisco pregou sobre a necessidade da união do clero no Brasil diante da corrupção que segundo ele é escandalosa. Ele se reuniu com a comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma. 

     

    Segundo o papa, com as pessoas perdendo as esperanças de melhoria, o país precisa que "suas curas sejam sinais de esperança". Ele ainda informou que a população precisa ver clero unido, fraterno e solidário nesses momentos de dificuldade.

Entre para postar comentários