Quarta, 12 Novembro 2014 09:30

MEC vai premiar melhores ideias para economizar água e energia

O Ministério da Educação lançou o Desafio Sustentabilidade, que tem como objetivo reduzir os gastos com o consumo de água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.

 

Por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, a pasta promove consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade.

 

Para participar, é preciso fazer cadastro na página do projeto. Serão avaliadas soluções ecológicas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

 

A pasta premiará os melhores projetos em ambas categorias – água e energia. Em cada uma, o primeiro colocado receberá R$ 5 mil; o segundo, R$2,5 mil; o terceiro, R$ 1,5 mil; e o quarto, R$ 1 mil.

 

De acordo com o MEC, os participantes devem apresentar ideias, avaliar e aprimorar as sugestões de outros inscritos, com comentários sobre os dois temas apresentados. Cada participante deve optar por representar uma universidade federal ou um instituto federal.

 

As instituições de ensino também serão premiadas. A universidade e o instituto que ficarem em primeiro lugar receberão, cada, R$ 3 milhões. Os segundos lugares receberão R$ 1 milhão cada.

 

A consulta pública recebe propostas na página do projeto na internet. Mais informações sobre o projeto Desafio da Sustentabilidade estão no regulamento constante do Edital da SPO nº 1/2014.

 

Os debates sobre redução do consumo de água serão encerrados no dia 3 de fevereiro e as discussões sobre economia de energia elétrica terminam em 5 de fevereiro. (Com informações do Portal do Bonde)

 

 

 

Veja também:

  • Temporal deixa cerca de 50 mil unidades sem energia no Oeste e Sudoeste

    O temporal que atingiu as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná na manhã desta quinta dia 19, deixou cerca de 50 mil consumidores sem energia elétrica, de acordo com a Copel.

     

    A companhia afirmou que mais da metade das unidades consumidoras já tiveram o fornecimento restabelecido. As equipes da Copel seguem trabalhando para normalizar o fornecimento ao restante dos afetados.

  • Laranjeiras -'UFFS': Ciências Sociais e Humanas recebe conceito 4 em avaliação do MEC

    O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana, o relatório da avaliação para reconhecimento do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

     

    Em uma escala que varia de um a cinco, o curso obteve conceito quatro.

  • Seca eleva preço da energia e governo propõe campanha para uso racional

    A seca prolongada vai ter impactos no custo da energia e o governo decidiu propor o lançamento de uma campanha para que a população reduza o consumo de eletricidade para segurar os preços.

     

    A proposta foi feita em reunião extraordinária do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), convocada para esta terça dia 19, para avaliar a situação do abastecimento com a estiagem prolongada.

Entre para postar comentários