Sábado, 05 Abril 2014 12:03

Morre o ator José Wilker

Suspeita é que ele tenha sofrido um infarto.

 

A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida".

 

O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado dia 05, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha sofrido um infarto.

 

A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela",  de Jorge Amado. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.

 

 

Começo

 

José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa e o pai, Severino, caixeiro viajante.

 

Sua carreira no teatro começou no Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista, onde ele dirigiu espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre cultura popular.

 

Em 1967, Wilker se mudou para o Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro.

 

 

Em 1970, após ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pela peça "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", foi convidado pelo escritor Dias Gomes o para o elenco de "Bandeira 2" (1971), sua primeira novela.

 

Wilker interpretou o primeiro protagonista em 1975: foi Mundinho Falcão em "Gabriela", adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.

 

 

Personagens conhecidos

 

Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela "Anjo Mau" (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004 interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

 

O artista dirigiu o humorístico "Sai de Baixo" (1996) e as novelas "Louco Amor" (1983), de Gilberto Braga, e "Transas e Caretas" (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: "Carmem" (1987), de Gloria Perez, e "Corpo Santo" (1987), de José Louzeiro.

 

Apaixonado pelo cinema, o ator participou de filmes como "Xica da Silva" (1976) e "Bye Bye, Brasil" (1979), ambos de Cacá Diegues, e foi o personagem Antônio Conselheiro em "Guerra de Canudos" (1997), de Sérgio Rezende.

 

Wilker também se destacou em minisséries como "Anos Rebeldes" (1992), de Gilberto Braga; "Agosto" (1993), adaptada da obra de Rubem Fonseca; e "A Muralha" (2000), escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie "JK", de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.

 

O artista ainda escreveu textos para revistas e jornais e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos. (Com informações do G1 e Globo.com)

 

 

 

Veja também:

  • O câncer venceu mais uma vez e tirou de cena o irreverente e polêmico Marcelo Rezende

    O jornalista Marcelo Rezende morreu neste sábado dia 16, aos 65 anos, na zona sul de São Paulo.

     

    Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, o apresentador da Record TV lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado desde o final de abril. A informação foi confirmada pelo Hospital Moriah, onde estava internado desde as terça dia 12.

  • Atriz Carol Duarte diz ter tido medo de viver Ivana

    Carol Duarte vive filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach) no folhetim e foi criada como a princesa dos pais, porém, ao longo da trama, se descobre um homem trans

     

    Sucesso na pele de Ivan/Ivana em "A Força do Querer" - trama das 21 horas da TV Globo -, Carol Duarte confessou ter ficado receosa de viver o personagem transgênero na telinha.

  • Rio Bonito - Prefeito Ademir Fagundes participa do programa “Modão do Brasil”

     

    O prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) e o assessor Claudinei Oliboni participaram da gravação do programa “Modão do Brasil”, do apresentador Alsysom Brasil.

     

    Além da boa música sertaneja, o assunto foi divulgar o município de Rio Bonito do Iguaçu em rede nacional e convidar para que os empresários de fora invistam em nosso município, pois a prefeitura está de portas abertas. 

Entre para postar comentários