Segunda, 24 Fevereiro 2014 20:40

Ligação de fixo para celular ficará mais barata em março

As ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas para o usuário a partir de março, conforme informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em nota divulgada nesta segunda dia 24.

 

A queda será consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis (taxa de interconexão, ou VU-M) pela agência. A taxa é cobrada nos casos de ligação de um telefone fixo para celulares.

 

A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões. Além disso, novas quedas de valores estão previstas para 2015, quando novas reduções na tarifa já estão previstas.

 

Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39. Já o preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92.

 

Desta forma, o consumidor da telefonia fixa, que hoje paga uma conta média mensal de R$ 55 passará a pagar a partir de março uma conta média de aproximadamente R$ 49.

 

Essa redução é decorrente do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado pela Resolução número 600, de 8 de novembro de 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis. (Agência Estado)

 

 

 

Veja também:

  • Ligações pelo telefone fixo para cidades vizinhas estão mais baratas a partir deste domingo

    As ligações telefônicas entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e terão a mesma tarifa das chamadas locais.

     

    A partir deste dia 30, as chamadas de telefones fixos entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e terão a mesma tarifa das chamadas locais.

  • Empresas de telefonia lideram reclamações dos consumidores do Paraná

    O Procon-PR realizou no ano passado aproximadamente 86 mil atendimentos aos consumidores paranaenses e entre os assuntos mais reclamados estão telefonia fixa, celular, TV por assinatura, bancos e administradoras de cartões de crédito, que continuam ocupando os primeiros lugares no ranking de reclamações.

     

    Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), do Boletim Sindec 2015, divulgados nesta segunda dia 01.

  • Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem

    Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito.

     

    A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal.

Entre para postar comentários