Segunda, 16 Fevereiro 2015 10:24

Facebook anuncia 'herdeiro' para gerenciar vida virtual após a morte

O Facebook anunciou que vai facilitar o processo da "vida virtual pós-morte" e permitir que as pessoas designem alguém para ser o responsável por suas páginas se o pior lhes acontecer.

 

A rede social, que tem 1,23 bilhão de usuários mensais, disse que a medida é uma resposta a centenas de milhares de pedidos de internautas. As informações são do Folhapress.

 

Pela ferramenta, a pessoa encarregada de administrar a conta poderá fazer um último post (para anunciar a data do enterro ou uma mensagem especial), responder a pedidos de amizade e atualizar a foto de capa e de perfil. Sob uma autorização específica, também será possível fazer o download de imagens e textos da página.

 

Será algo diferente de simplesmente usar a senha do internauta e entrar em seu perfil. Esse administrador não poderá editar o conteúdo, apagando uma foto constrangedora, por exemplo, ou ler as mensagens privadas.

 

Os internautas podem escolher apenas uma pessoa por vez para ser a "herdeira" de seu perfil no Facebook. Mas é possível mudar de ideia: se você brigar com aquele amigo escolhido ou se divorciar, por exemplo.

 

De acordo com a companhia, esses recursos foram os mais pedidos pelos internautas. "Houve o caso de uma mãe que disse que a filha dela havia morrido e que havia dois primos que não eram seus amigos no Facebook, então não conseguiam ver a página", disse a gerente de produto Vanessa Callison-Burch ao site "Slate".

 

Amigos e familiares podem indicar a morte do internauta na página de central de ajuda do Facebook. Depois que a rede confirmar o fato, vai colocar um aviso de "em memória" acima do nome do morto e notificar o futuro administrador. Por enquanto, o sistema está disponível apenas nos Estados Unidos, mas será oferecido em outros países em breve. Hoje, no Brasil, se uma pessoa cadastrada no Facebook morre, a família pode pedir ao site para deletar a conta ou ter acesso a ela.

 

HISTÓRICO

 

O Facebook não é a primeira companhia a adotar uma política para o "pós-morte".

 

Em 2013, o Google criou ferramenta que permite escolher depois de quanto tempo de inatividade as informações da conta devem ser apagadas - 3, 6, 9 ou 12 meses. Também é possível selecionar dez contatos que receberão dados de todos os produtos da empresa, como o Gmail. (As informações são do Folhapress)

 

 

 

Veja também:

  • Rapaz de 20 anos é morto a facadas

    O rapaz de 20 anos que estava na garupa de um adolescente, que fugiu da Polícia na madrugada do último domingo, foi morto na noite de ontem dia 31.

     

    Igor Guilherme Rodrigues, 20, recebeu várias facadas. O fato aconteceu na Rua Avelino Antônio Vieira, no Jardim Aeroporto, bairro de Campo Mourão.

  • Idoso de 84 anos é encontrado morto em veículo

    Um homem de 84 anos foi encontrado morto no interior de um veículo que havia caído dentro de um rio, na Linha Rosset no interior de Caibi.

     

    O fato foi registrado por volta das 16h de terça dia 31.

  • Homem acusado de matar ex-amante e torturar duas crianças é encontrado morto com revólver ao lado

    Equipes de busca encontraram na manhã desta terça-feira o corpo de Idair dos Reis Maria, principal suspeito de ter matado a ex-amante Selma Alves e de ter torturado as duas filhas da mulher, irmãs de 5 e 7 anos.

     

    O homem foi localizado a cerca de 700 metros da represa onde ele havia deixado as meninas nuas e queimadas. O fato foi registrado em Rondônia.

Entre para postar comentários