O pulgão é uma das pragas mais comuns na agricultura e nos jardins. Alguns estudos indicam que ele aparece quando existe uma desordem fisiológica na planta, ou seja, quando alguma "coisa" na planta ou no ambiente não está certa, como a falta de água ou falta de algum nutriente para a planta se tornar mais forte e saudável.
Para evitar esse problema, uma das recomendações é a realização de uma poda de limpeza na planta no final do inverno, já que dessa forma é possível eliminar os ramos doentes, quebrados e/ou danificados. Também é importante fazer a rega dessa planta sempre que estivermos passando pelos dias de estiagem e pouca umidade, assim como fazer uma boa adubação no início na primavera, aplicando calcário para fortalecer e proteger ainda mais a planta – evitando possíveis pragas, como o pulgão.
Para o controle efetivo do pulgão recomendo o extrato de alho, que é muito fácil de fazer. A receita é composta por 100g de alho, meio litro de água, 10g de sabão de coco e 2 colheres das de café de óleo mineral.
Para preparar é muito fácil: basta amassar os dentes de alho e misturar o óleo mineral. Deixar em repouso por 24 horas. Em uma garrafa pet, coloque a água e o sabão de coco, agite bem, até o sabão derreter. Depois peneire o alho, e coloque o óleo mineral na garrafa pet. Misture bem. Está pronto. Essa mistura deve ser diluída em 10 litros de água, e pulverizada na planta sempre ao entardecer.
Por Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista da Rádio Mais 1120, de São José dos Pinhais - Pr.