Com ajuda da medicina estética e uma forcinha dos exercícios, é possível perder gordurinhas e até amenizar manchas e cicatrizes ocasionadas pela gravidez em pouco tempo.
Segundo o personal trainer da academia A Fábrika, Welington Roberti, fazer exercícios até o fim da gestação é o primeiro passo. “Musculação, hidroginástica, caminhada e atividades localizadas ou sem impacto são indicadas até a véspera do parto e ajudam a manter a forma”, explica.
Assim, em casos de parto normal, a mamãe poderá voltar para a academia 15 dias depois do nascimento do bebê.
Em casos de cesárea, no entanto, é preciso conversar com o médico sobre o retorno. "Treinar durante a gestação permite que a mulher volte às atividades no mesmo ritmo que parou e entre logo em um esquema de treino mais pesado", finaliza.
“Disfunções estéticas também podem ser tratadas e amenizadas de acordo com as particularidades de cada gestante”, conta Hellen Youngblood, fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Siluets.
Para resolver o inchaço presente desde as primeiras semanas de gestação, até depois do nascimento, a especialista recomenda drenagens linfáticas manuais durante toda a gravidez. No pós-parto, o ultrassom pode ser indicado pela sua característica de lipólise (quebra da gordura). Ainda segundo ela, em caso de melasmas - manchas na pele, típicas da gestação -, os tratamentos devem ser iniciados apenas depois da amamentação, já que, neste período, ainda existem alterações hormonais.
O mesmo acontece no tratamento de cicatrizes que aparecem por causa da cesariana e as estrias avermelhadas. Todos podem ser tratados com carboxiterapia. “Vale ressaltar que antes de se iniciar um tratamento, deve-se analisar se existe algum medicamento em uso, alguma descompensação emocional (no caso de depressão pós-parto) ou restrições médicas”, finaliza.
Com informações, Gazeta do Povo.