O principal motivo deste desabastecimento seria o acidente registrado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária (PR), no final de novembro, seguida de uma greve dos funcionários que exigiam mais condições de segurança no local. Com isso, a produção caiu e as distribuidoras tiveram que buscar combustível em outras refinarias do Estado de São Paulo.
Os postos chamados 'bandeira branca' (independentes) são os que mais sentiram dificuldades em garantir os estoques.
O principal motivo
No fim de novembro, a Unidade de Destilação U-2100 da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, que abastecia boa parte das distribuidoras da região, paralisou os serviços em consequência do acidente seguido de incêndio. Desde então, a produção na refinaria é normal apenas no setor de tancagem, onde é estocada parte da gasolina e do diesel. A Repar tem sido abastecida com combustíveis trazidos dos portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC), conforme informações do Sindipetro, sindicato da categoria.
Inicialmente, a Repar deve voltar a operar com dois terços da carga usualmente processada quando retomar a produção. A produção plena da refinaria da Petrobras não poderá ser atingida logo porque uma das colunas da unidade de destilação está danificada, bem como o condensador, equipamento que faz o resfriamento nesta etapa do refino, afirmou o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Waldyr M. Barroso.
No final de novembro, após o fato, a Petrobras informou em nota à Agência Brasil que o incidente não afetaria o abastecimento ao mercado.
Via Iguaçu Noticias