Segunda, 30 Dezembro 2013 15:50

Problemas em refinaria causa falta de combustíveis na região

 

Desde o início de dezembro, vários postos de combustível da região Sudoeste tiveram problemas em controlar seus estoques de gasolina e diesel.

 

 

Em alguns, as bombas ficaram secas por diversos dias.

 

O principal motivo deste desabastecimento seria o acidente registrado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária (PR), no final de novembro, seguida de uma greve dos funcionários que exigiam mais condições de segurança no local. Com isso, a produção caiu e as distribuidoras tiveram que buscar combustível em outras refinarias do Estado de São Paulo.

 

Os postos chamados 'bandeira branca' (independentes) são os que mais sentiram dificuldades em garantir os estoques.

 

O principal motivo

 

No fim de novembro, a Unidade de Destilação U-2100 da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, que abastecia boa parte das distribuidoras da região, paralisou os serviços em consequência do acidente seguido de incêndio. Desde então, a produção na refinaria é normal apenas no setor de tancagem, onde é estocada parte da gasolina e do diesel. A Repar tem sido abastecida com combustíveis trazidos dos portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC), conforme informações do Sindipetro, sindicato da categoria.

 

 

Inicialmente, a Repar deve voltar a operar com dois terços da carga usualmente processada quando retomar a produção. A produção plena da refinaria da Petrobras não poderá ser atingida logo porque uma das colunas da unidade de destilação está danificada, bem como o condensador, equipamento que faz o resfriamento nesta etapa do refino, afirmou o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Waldyr M. Barroso.

 

 

No final de novembro, após o fato, a Petrobras informou em nota à Agência Brasil que o incidente não afetaria o abastecimento ao mercado.

 

 

 

 

Via Iguaçu Noticias

 

 

 

 

 

Veja também:

  • Justiça volta a suspender aumento de combustíveis, agora na Região Sul

    O juiz Ricardo Nüske, da 13ª Vara Federal de Porto Alegre, determinou hoje dia 24, a suspensão, em caráter liminar, do aumento das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis em todo o estado do Rio Grande do Sul.

     

    Trata-se de ao menos a quinta decisão no país suspendendo a alta no preço dos combustíveis. As quatro determinações judiciais anteriores – três de âmbito nacional, proferidas em Brasília e no Rio de Janeiro, e uma de âmbito estadual, na Paraíba – foram derrubadas em segunda instância após recursos da Advocacia-Geral da União (AGU).

  • 4 problemas de saúde que podem estar relacionados à ansiedade

    A sua angústia excessiva pode ter raízes mais profundas do que a ansiedade.

     

    A revista Boa Forma revela que há problemas de saúde que tanto podem ser agravados com a ansiedade como podem provocar sintomas que se confundem com a ansiedade:

  • Justiça Federal suspende pela terceira vez o reajuste dos combustíveis

    O aumento das alíquotas do PIS e Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol foi suspensa em todo o país mais uma vez. Desta vez, foi a Justiça Federal de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, que publicou uma decisão na tarde de hoje suspendendo os efeitos do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou, em média, R$ 0,41 o preço do litro do combustível.

     

    A decisão do juiz Ubiratan Cruz Rodrigues, da Vara Única de Macaé, é fruto de uma ação popular movida por um professor e advogado de Casimiro de Abreu.Eles argumentam que o reajuste deveria ser feito por lei publicada 90 dias antes de entrar em vigor.

Entre para postar comentários