Quarta, 25 Dezembro 2013 08:58

Alta do IPI nos carros terá impacto nas vendas, diz Anfavea

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse nesta terça-feira, 24, em nota distribuída à imprensa, que a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)a partir do próximo ano, publicada nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial da União (DOU), ficou acima da expectativa inicial e terá impacto nas vendas.

 

 

 

"Acreditamos que os aumentos estão acima de nossas expectativas iniciais e ainda não podemos fazer prognósticos detalhados dos impactos no mercado, mas é importante lembrar que um ponto porcentual adicional de IPI, no caso dos (automóveis) populares, representa o acumulado de dois meses de inflação, e certamente com impacto no volume de vendas", afirmou Moan.

 

 

A nota da Anfavea alega que, desde maio de 2012 até o dia 30 de novembro deste ano, a indústria automobilística deixou de recolher pouco mais de R$ 4,9 bilhões com a redução de IPI, mas, em compensação, gerou receita de R$ 11,6 bilhões em PIS/Cofins, IPVA, ICMS, além de viabilizar a produção de mais de 1,3 milhão de unidades adicionais e aumento de dez mil empregos.

 

 

"A arrecadação adicional de mais R$ 6,7 bilhões comprova que a redução do IPI - sobre os automóveis mais tributados do mundo - tem efeito extremamente positivo para a economia brasileira", disse Moan.

 

 

Recomposição

 

 

O governo federal definiu nesta terça nova recomposição parcial das alíquotas do IPI para automóveis e utilitários, que valerá de 1.º de janeiro a 1º de julho de 2014. Para os veículos de até 1.000 cilindradas, os chamados 1.0 litro, e para os utilitários, a recomposição será de um ponto porcentual. Já para os entre 1.000 e 2.000 cilindradas (de 1.0 litro a 2.0 litros), a recomposição será de dois pontos porcentuais na alíquota. Com isso, o impacto da alta nos preços dos veículos deve ser 1,1% a 2,2%, segundo as montadoras.

 

 

 

 

Via Bem Paraná

 

 

 

 

 

Veja também:

  • Conta de luz terá taxa extra maior em novembro, de R$ 5 a cada 100 kWh

    A conta de luz dos brasileiros seguirá com cobrança de taxa extra em novembro, a chamada bandeira tarifária. Para o mês que vem será mantida a bandeira vermelha nível dois, que já estava em vigor em outubro, informou nesta sexta dia 27, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

     

    Até este mês, a taxa extra com a bandeira vermelha nível dois era de R$ 3,50 a cada 100 kWh (kilowatts-hora) em eletricidade consumidos. No entanto, a Aneel decidiu aumentar o custo extra para R$ 5 a cada 100 kWh consumidos. O novo valor já passa a valer a partir de 1º de novembro.

  • Nova Laranjeiras - Prefeitura adquire seis novos veículos para reforçar os serviços de saúde

    A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras recebeu reforços na tarde esta quinta dia 26.

     

    O fato é que a Administração Municipal entregou à Secretaria de Saúde seis novos veículos Marca Fiat, Modelo Uno Drive 1.0, que foram adquiridos através de licitação realizada no dia 18 setembro de 2017, e a empresa Vencedora foi a FIAT VERITÀ, de Guarapuava.

  • Governo libera créditos do Nota Paraná para pagamento do IPVA

    Entre os dias 1º e 30 de novembro, proprietários de veículos que possuem créditos do Nota Paraná podem destiná-los para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores -IPVA 2018.

     

    A transferência do crédito deverá ser feita por meio do portal www.notaparana.pr.gov.br ou pelo telefone celular com o aplicativo do programa.

Entre para postar comentários