Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Em todo o Brasil uma série de protestos em diferentes regiões foram convocada para marcar o Dia do Professor nesta terça, dia 15 de outubro.
Os manifestantes convocaram os atos através das redes sociais em apoio aos profissionais da educação que estão em greve em pelo menos quatro Estados. Em Curitiba os manifestantes se reuniram a partir das 16h na Boca Maldita, haverá uma mobilização para a confecção de cartazes e faixas. Às 18h está previsto o início da caminhada.