Terça, 13 Agosto 2013 08:28

Paraguai 'blindará' relação com o Brasil

O futuro chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, ainda mantém suspense sobre qual será a posição do governo de Horacio Cartes, que assume na próxima quinta-feira, em relação ao retorno ao Mercosul.

No entanto, ele já deixa claro que o governo saberá diferenciar as relações dentro e fora do bloco com o Brasil.

 

 

"As relações sempre têm dois caminhos: o bilateral e o Mercosul. Muitas coisas não se resolvem no Mercosul, mas se resolvem no bilateral", disse Loizaga à Folha ontem, por telefone, minutos antes de ter seu nome confirmado por Cartes para o Ministério das Relações Exteriores.

 

Segundo Loizaga, a relação entre o Paraguai e o Brasil "é muito importante para ambos". "Temos projetos comuns muito importantes, que vamos tocar adiante", disse.

 

A presidente Dilma Rousseff irá à posse e terá reunião com Cartes, na qual insistirá na importância da volta do Paraguai ao bloco e no avanço das relações bilaterais.

 

Fontes do governo brasileiro, contudo, consideram que será mais fácil agora investir nos elos bilaterais do que pressionar pela volta ao Mercosul, ante a resistência de Cartes em reintegrar o bloco sob a presidência da Venezuela --que vai até dezembro.

 

Reunidos em julho em Montevidéu, Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela decidiram que a suspensão a Assunção chegaria ao fim assim que Cartes fosse empossado. Eles, contudo, não cederam ao pedido do Paraguai de que Caracas não assumisse a presidência do bloco.

 

O presidente eleito do Paraguai adotou então um discurso mais duro, deixando implícito que poderia não voltar ao Mercosul até dezembro.

 

"O fim da suspensão do Paraguai é dia 15 [de agosto], então vamos analisá-lo [o retorno] com toda calma, com toda tranquilidade. O Paraguai é parte do Mercosul desde sua fundação", disse Loizaga.

 

Segundo ele, será "muito importante" a presença de Dilma e do uruguaio José Mujica na posse. A Casa Rosada ainda não confirmou se Cristina Kirchner irá a Assunção.

 

Cartes não convidou o venezuelano Nicolás Maduro. "Foram convidados os países que têm representação diplomática no Paraguai neste momento", disse Loizaga. Após a queda de Fernando Lugo em 2012, Caracas fechou a embaixada em Assunção.

 

 

 

 

 

Fonte - Folha de SP

 

 

 

Pryscila Arrosi

Formada em Jornalismo pela Univel desde 2009, começou a fotografar em 2006 com aulas de foto na faculdade, daí então se apaixonou pela arte de eternizar momentos e levou a fotografia para o dia a dia. 

Curta no facebook: https://www.facebook.com/pryscilaarrosifotografias


Deseja fazer um Book? Ligue: 045 9817-7540

Website.: pryscilaarrosi.com.br/
Entre para postar comentários