Os inspetores responsáveis pelas delegacias deverão controlar todas as ações e com ajustes durante os períodos de trabalho.
A Delegacia de Cascavel recebeu na última sexta-feira um aviso de corte e, ao mesmo tempo, chamando a atenção dos policias para “evitarem mais de uma viatura em ocorrências onde não há necessidade” e, com isso, reduzirem a quilometragem dos veículos.
O controle do uso de combustível é feito por meio de um diário de bordo, formulário preenchido com os dados do veículo como quilômetros rodados e horários em que foi utilizado nas ocorrências. Esse formulário é fechado após as trocas de plantão.
De acordo com policiais que atuam no serviço operacional e que preferiram não ser identificados, também há poucas motocicletas disponíveis para o trabalho. Apenas policiais com curso específico podem pilotá-las, com isso algumas ficam paradas no pátio da delegacia. Somente quando há efetivo suficiente monta-se uma equipe com motos.
Além da redução do uso do combustível, outros problemas enfrentados no dia a dia, de acordo com os profissionais, são a idade da frota e a quilometragem avançada. Alguns desses veículos estariam apresentando problemas mecânicos com muita frequência.
aproximadamente 20 veículos, entre carros e motocicletas, e um efetivo de 90 policiais operacionais que atendem parte do Oeste e Noroeste, além da região central, com abrangência de mais de 900 quilômetros de rodovias.
Delegacia desconhece comunicado
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Cascavel, Jair Luiz Finkler, negou que a delegacia tenha sido comunicada da medida de contenção do consumo de combustível. “Não recebemos nenhum documento e não fomos informados sobre essa mudança. A única alteração nos últimos dias é o reforço que recebemos durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Estamos trabalhando com 80 policias a mais para atender toda a região de Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra”, garantiu.
Fonte - O Paraná