Terça, 28 Janeiro 2014 15:11

Pai de Neymar explica acerto com Barça em 2011 e não teme Receita

Neymar da Silva Santos, pai do atacante Neymar, convocou a imprensa para explicar a venda do jogador para o Barcelona, em maio do ano passado.

 

Segundo o clube catalão, a empresa N&N Sports, que tem como sócios os pais do astro e estava com a sede fechada na última segunda-feira, em São Vicente, recebeu uma comissão de € 40 milhões (cerca de R$ 132 milhões) pela transferência.

 

Após a polêmica sobre os valores da negociação, o então presidente do Barcelona, Sandro Rosell, renunciou na semana passada.

 

Em pronunciamento no escritório da empresa NR Sports, em Santos, o pai de Neymar demorou a explicar o caso e só o fez após um longo discurso sobre a carreira do jogador. Quando tocou no assunto principal, inicialmente explicou que a divulgação do contrato pelo Barcelona foi um pedido dele, e que está tranquilo sobre o pagamento de impostos. Depois, afirmou que não houve pré-contrato com o Barcelona, mas admitiu um acordo com o clube, que pagou € 10 milhões para "assegurar" a prioridade na compra do jogador e mais € 30 milhões quando o negócio foi concretizado, daí a explicação pela comissão. O Santos sabia do acordo. Caso Neymar não fosse para time espanhol, deveria devolver os € 40 milhões. Também disse que temia que o filho sofresse no Brasil se a seleção brasileira fosse eliminada na Copa das Confederações, em 2013, e por isso pediu ao Santos que aceitasse a saída do jogador. Confira os principais trechos da declaração de Neymar pai.

 

Acordo com Barcelona em 2011, comissão e comparação com Ganso

"O Neymar só sairia do Santos para o Barcelona. Se eu falo que fiz um pré-negócio em 2011, iriam falar que ele já estava negociado. Meu trabalho era blindar e potencializar o lucro. Naquele momento, vimos o cavalo selado passar dez vezes. Uma hora pode não dar certo. Nós amamos um jogador: Ganso. É um exemplo. É um dos maiores do mundo. Meu filho e ele cresceram juntos. Mas tiveram histórias diferentes. Hoje o Ganso está em um grande clube, mas não está na Europa e perdeu a chance de se realizar financeiramente. Imagina se acontece o mesmo com Neymar? Perderia € 40 milhões. O cavalo passou selado para o Ganso, mas ele se machucou e hoje ainda é questionado".

 

Sem aliciamento, com aval do Peixe

"Os € 10 milhões não foram para o Neymar, foram para a N&N. Eu tinha a autorização para trabalhar para a N&N. Tenha a certeza que eu tinha a autorização do Santos (segura documento da autorização). O Barcelona não aliciou ninguém. O Barcelona pagou o André Cury (agente representante do Barcelona). Ele tinha que trazer o Neymar e convencer o Wagner (Ribeiro), que o queria no outro clube europeu (Real Madrid). Pagaram o André para isso. Só que todos sabem que o representante do Neymar é o Neymar pai. Eu não faria nada que meu filho não quisesse. Desde os 13 anos ele ficou no Santos falando: "Não quero, não quero (sair do Santos)". Em 2011, todos os clubes queriam pagar a multa. Ninguém quis, nem nós nem o Santos. Eles (diretores do Santos) só recuaram de 2015 pra 2014, deixaram eu trabalhar com os clubes. O Neymar faturava mais de R$ 3 milhões por mês, mas ganhava R$ 150 mil na carteira. Quando você fala do Neymar atleta é uma coisa, mas o acordo de imagem é outra. Minha empresa ganhava R$ 3 milhões, não o Santos".

 

'Não temo a Receita'

"Eu pedi para o Barcelona quebrar a confidencialidade do contrato, mas é algo que existe para proteger a pessoa física e a família do Neymar. A gente não expõe valores, mas pedi ao Bartomeu para abrir o contrato. Não devo nada às Receitas da Espanha e do Brasil. Espero que acreditem nestes esclarecimentos. Queremos paz".

 

Apelo ao Santos para vender Neymar

"Em junho de 2013, o Brasil já tinha escolhido seu herói. Eu, como pai e empresário, sabia que se perdêssemos a Copa com manifestações no Brasil, os estádios seriam quebrados, e o vilão seria o Neymar. Por isso falei ao Laor (presidente do Santos à época) e ao Odilio (atual presidente): permitam que meu filho vá embora. Por favor, é um pedido de pai. Não quero sair com tudo ou nada, mas permitam que o negócio seja realizado. Ele podia sair por zero dinheiro em 2014, e eu teria mais de € 120 milhões (aproximadamente R$ 396 milhões) sozinho, porque havia propostas de outros clubes nesse valor. Espero que seja a última vez que eu tenha de vir às câmeras esclarecer isso. E que a torcida do Santos fique tranquila".

 

Futuro de Neymar

"Quero dar paz para o Neymar jogar a Copa do Mundo este ano, livre de especulações. Estamos esclarecendo toda a situação do contrato por causa disso".

 

Motivos da renúncia de Sandro Rosell

"Também queria saber, mas não sei. Não sei dizer. O que sei é que foi algo pessoal. Você acha que o Barcelona, um time grande, ia querer expor o clube, o Neymar e outras coisas? Ele teve problema pessoal e teve que sair. Tanto que no dia seguinte a confidencialidade não seria quebrada por ele. Eu pedi ao Bartomeu para abrirmos. Fizeram uma reunião com o grupo e colocaram essa situação. Nós permitimos quebrar o sigilo do salário do Neymar e de toda a negociação. Foi a primeira e única vez na história que o Barcelona fez isso".

 

 

 

 

Via Oglobo

 

 

 

 

 

 

Veja também:

  • 15 frases "proibidas" de dizer na entrevista de emprego

    Quem está à procura de um emprego e, depois de várias tentativas frustradas, consegue agendar uma entrevista de emprego precisa se preparar para participar de mais esta etapa.

     

    E a preparação incluiu desde a escolha da roupa adequada, a busca de conhecimentos sobre a empresa na qual foi agendada a entrevista e até mesmo informações sobre o cargo que irá concorrer.

  • Pinhão - Prefeito Odir abre rodada de entrevistas na rádio e faz balanço do primeiro mês da gestão

    O prefeito Odir Gotardo concedeu entrevista ao programa Jornal da Cidade da Rádio Pioneira FM e apresentou um balanço do primeiro mês da atual administração.   

     

    Inicialmente o prefeito fez um relato sobre a situação financeira do município, falou da dívida que a atual administração herdou da gestão anterior, expôs as dificuldades com relação à necessidade de realizar reformas em vários prédios públicos, manutenção da frota, grande parte inclusive sucateada.

  • Ex-morena do Tchan vira missionária e dá aulas em igreja

    Em entrevista ao programa "Câmera Record", Débora comentou que não deixou o grupo por vontade própria, mas por uma questão de contrato.

     

    "Naquela época não foi uma questão de decisão. Foi o contrato que já estava acabando e eles já tinham planos de fazer um concurso, de trocar os dançarinos...", disse.

Entre para postar comentários